segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Da Mulher

Dia da Mulher... Soa-me a ridículo a existência de uma data marcada num calendário... Mesquinho. Intencional. Depreciativo... Minimizante e redutor. Como se alguém quisesse justificar as suas falhas perante as Mulheres. A hipocrisia dos sorrisos e das prendas embrulhadas culminados num jantar bastassem para compensar os restantes 364 dias. Como se um misero dia conseguisse apagar os registos de todas as injustiças. A memória é curta... O dia da Mulher já tem 100... É hoje comemorado o centenário... Neste dia de 8 de Março do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica para reivindicarem direitos. Quais? A redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Sim... De 16 para 10 horas! Não é uma gralha! Pior... Estas operárias nas suas 16 horas recebiam menos de um terço do salário de um homem!  Corolário... Foram fechadas na fábrica...  Entretanto deflagrou  um incêndio no interior e cerca de 130 Mulheres morreram queimadas. Apenas em 1910 numa conferência internacional de Mulheres realizada na Dinamarca foi decidido, em homenagem àquelas Mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Justo? Pela barbárie insana que aconteceu pode parecer justo... Mas na minha opinião foi pouco!... É pouco! Porque penso assim?... Bem... As Mulheres sempre foram discriminadas... Na religião o inicio da "queda" da Humanidade no paraíso foi provocado pela Mulher... As Mulheres sempre foram vistas como pecaminosas... Um homem traia a Mulher levava chicotadas... A Mulher era lapidada... Acesso à educação ou formação superior só no século XIX foi permitida... E em faculdades de e para Mulheres e cursos direccionados para as necessidades femininas da altura... E as Mulheres que frequentavam as faculdades eram mal vistas... Em Portugal a igualdade entre o homem e a Mulher apenas em 1822 foi escrita... Direito de voto? Só no século XX... Para o próprio acto de viajar a Mulher tinha de obter a permissão escrita do homem como se um objecto se tratasse... Na politica? Quantas Mulheres ocuparam cargos políticos de relevo nestes últimos anos? Qual o rácio entre homens e Mulheres na assembleia da republica? Porque motivo a percentagem de Mulheres nas listas eleitorais tem de ser cumprido e encontra-se tabelado? Porque razão uma Mulher que assume a sua sexualidade de forma aberta tendo vários parceiros é "puta" e o homem é um "garanhão"? A discriminação... Perseguição... A violência infame imperdoável... os Abusos... As criticas sempre que fogem ao padronizado... A falta de protecção..  Tantas questões... Tantas mais situações... Tanta injustiça... Cegueira... Mesquinhez... Crime Injuria... Opressão... Tanto... Por vezes tenho vergonha do género que sou... Não por qualquer questão de dúvida relativa à sexualidade... Mas por reconhecer que tudo o que vejo como violento e violentador da condição da Mulher... Quem fez de mim quem sou o devo a uma Mulher. Em meu peito jamais terei a minha divida paga... Mesmo sabendo que na sua maternal consciência tudo ficou saldado na primeira troca de olhares... Apenas... Posso pedir desculpa a Todas as Mulheres por tudo o que lhes foi feito ao longo dos anos mesmo sabendo que é insuficiente.

A cada Mulher que se cruze eventualmente com este texto e conjugando segunda pessoa digo com o carinho sentido que dizia à minha mãe sempre que fazia algo menos bem;

Desculpa...